(43) 3337-9749 - (43) 9662-48 47

O que é Dort

DORT – LER

são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.

As queixas mais comuns do portador de LER – DORT são:

Dor localizada, irradiada ou generalizada, Desconforto,Fadiga,Sensação de peso,Formigamento,Dormência,Sensação de diminuição de Força, Inchaço,Enrijecimento muscular,Choques nos membros e Falta de firmeza nas mãos. Nos casos mais crônicos e graves, pode ocorrer: Sudorese excessiva nas mãos e Alodínea (sensação de dor como resposta a estímulos não nocivos em pele normal).

As LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVO (LER) ou as lesões por traumas cumulativos (LTC) são um grupo de doenças causadas pelo uso excessivo de determinada articulação, principalmente envolvendo as mãos, os punhos, cotovelos, ombros as costa e joelhos. Essas doenças tem merecido destaque ultimamente devido ao aumento de casos que estão aparecendo, principalmente em TORNEIRO MECANICO SERRALHEIRO LATOEIRO MOTORISTA OPERADORES DE MAQUINAS CUSTUREIRAS PROFESSORES ESCRITURARIOS OPERADORES DE CAIXAS REGISTRADORAS TRABALHADORES DE LINHA DE MONTAGEM e vem apresentando sintomas de dor e inflamação nas mãos. Por serem doenças que envolvem certas profissões, elas são consideradas doença do trabalho e muitas vezes levam o paciente à perda de dias de serviço, bem como afetam o andamento das empresas. Por essa razão, as empresas estão cada vez mais se preocupando em orientar os funcionários, para que esses possam se prevenir das lesões.

CAUSAS

A causa direta e o uso excessivo de determinadas articulações do corpo, em geral relacionado a certas profissões. ja citadas Essas pessoas passam horas fazendo o mesmo movimento com as mãos ou braços, provocando inflamação das estruturas ósseas, ou nos músculos, nos tendões ou mesmo comprimindo nervos e a circulação. Existem várias doenças que podem ser enquadradas nesse grupo LER,DORT cada uma delas com uma característica diferente, mas que irão levar no final aos sintomas de dor, fraqueza e fadiga das articulações, impedindo a pessoa de trabalhar normalmente.PODENDO FICAR ATE MESMO INVALIDA POR TODA VIDA.

Alguns dos principais tipos de lesões por esforços repetitivos são:

• Síndrome do Túnel do Carpo

• Tendinites dos Extensores dos Dedos

• Tenossinovite dos Flexores dos Dedos

• Tenossinovite Estenosante (Dedo em Gatilho)

• Epicondilite Lateral

• Doença de Quervain

Síndrome do Túnel do Carpo O QUE É?

Essa doença é uma forma bastante comum de LER, provocada pela compressão do nervo Mediano, que vem do braço e passa pelo punho, numa região chamada túnel do carpo. Esse nervo é o responsável pela movimentação do dedo polegar, além de promover a sensação nos dedos polegar, indicador e médio na parte da palma das mãos. Devido ao uso excessivo dos dedos e punhos, começa a haver uma inflamação e inchaço das estruturas que passam pelo túnel do carpo, resultando na compressão do nervo mediano. Como resultado, esse nervo passa a ficar mais “fraco”, provocando a sensação de formigamento e amortecimento dos dedos das mãos, principalmente dos dedos polegar, indicador e médio. Às vezes, pode dar até a sensação de “choque” sentida nos dedos e indo em direção ao braço. Em geral, os sintomas pioram com o decorrer do dia, principalmente após um dia de trabalho. Alguns pacientes acordam no meio da noite com as mãos amortecidas. Essa doença é comum em mulheres de 30 a 50 anos, e acomete 3 vezes mais o sexo feminino do que o masculino. Normalmente, os sintomas estão presentes nas duas mãos, mas são notados primeiramente na mão dominante.

Tendinites dos Extensores dos Dedos O QUE É?

Tendões são estruturas que se parecem com cordões extremamente fortes, responsáveis pela fixação dos músculos nos ossos. Toda vez que o músculo se contrai, os tendões se esticam, dando-se assim o movimento desejado. O termo tendinite significa uma inflamação dessas estruturas, em geral causada por excessivo uso daquela articulação envolvida. A tendinite pode ocorrer em qualquer articulação, mas é mais comum nos punhos, nos joelhos, ombros e cotovelos. Devido à inflamação, a pessoa irá apresentar dor quando movimentar as articulações em questão. No caso das mãos, possuimos um grupo de músculos que estendem os dedos e as mãos, e os respectivos tendões passam pela parte dorsal das mãos. Da mesma forma que para a síndrome do túnel do carpo, o uso excessivo e repetitivo de certa articulação irá provocar o inchaço das estruturas presentes nas costas das mãos, provocando dor ao movimento dos dedos e punhos.

Tenossinovite dos Flexores dos Dedos O QUE É?

Os tendões flexores dos dedos estão presentes na parte da palma das mãos. Esses tendões estão recobertos por uma bainha chamada sinovial, que faz com que a contração do músculo fique mais “macia”. Quando ocorre a inflamação dessa bainha sinovial, usa-se o termo tenossinovite, no caso dos tendões que fazem a flexão dos dedos. Devido à inflamação da bainha, quando houver contração do músculo para movimentar os dedos, aparecerá o sintoma de dor local, e o movimento das mãos não será bem realizado.

Tenossinovite Estenosante (Dedo em Gatilho) O QUE É?

Essa doença envolve os tendões flexores dos dedos das mãos, que passam por túneis dentro dos dedos. Se houver a formação de um nódulo sobre o tendão ou ocorrer um inchaço na bainha que o cobre, ele então se tornará mais largo, ficando comprimido nos túneis por onde ele passa. Conforme a pessoa mexe os dedos, ela irá sentir um estalo ou escutar um barulho na articulação envolvida, principalmente no meio dos dedos.

Epicondilite Lateral O QUE É?

Essa doença é conhecida como tennis elbow (cotovelo de tênis) e é causada pela inflamação das pequenas protuberâncias dos ossos do cotovelos, os chamados epicôndilos. Neste caso, os ossos envolvidos são os epicôndilos laterais, ou seja, da parte de fora do braço. Apesar do nome, poucos tenistas apresentam essa doença, sendo mais comum em pessoas que trabalham levantando peso, donas de casa, pessoas que fazem trabalhos manuais e que trabalham em escritórios. Alguns músculos que promovem a retificação do punho e dos dedos são presos pelos tendões no epicôndilo lateral do cotovelo. Quando houver um uso excessivo dessas estruturas, começará a se desenvolver uma inflamação das mesmas, iniciando os sintomas de dor.

Doença de Quervain O QUE É?

Essa doença decorre da inflamação dos tendões que passam pelo punho no lado do polegar. Se houver um uso excessivo dessa articulação, poderá ocorrer a inflamação desses tendões, dificultando o movimento do polegar e do punho, principalmente quando for pegar algum objeto ou rodar o punho. Em geral as pessoas que trabalham em escritório arquivando documentos, ou datilografando ou escrevendo a mão, em que há uso constante do polegar em direção ao dedo mínimo são as mais propensas a apresentar essa doença.

AMIGO CLIENTE, TALVEZ VOCÊ JA DESENVOLVEU OU ESTA PRESTES A TER UMA DESTAS LESÕES AQUI DESCRITAS PENSANDO EM SUA SAÚDE E BEM ESTAR TRAZEMOS ATÉ VOCÊ O (TENS –TRANSCUNEOS ELETRIC NERVE STIMULATION – APARELHO DE ONDAS CURTAS FISIOTERAPICO MARCA PHISIOVAL MODELO EM MALETA ELABORADO POR SUGESTÃO DA CLASSE MEDICA E VEM ATENDENDO A INUMERAS NECESSIDADES , NOS CAMPOS DA MEDICINA EM GERAL MAS JA CONSAGRADO NA FISIOTARAPIA ORTOPEDIA ESTETICA –PROCESSOS DOLOROSOS AGUDOS OU CRÔNICOS DEBELANDO O QUADRO ÁLGICO DA DOR –LESÃO DO CIATICO BRAQUIALGIAS LOMBALGIA CEFALÉIAS BURSITES REESPANÇÃO PULMONAR DORES REUMATICAS E MUITO MAIS DORES EM GERAL.